Oito mortes em liceu na Finlândia. Autor do tiroteio publicou um vídeo na Internet a anunciar o massacre. As autoridades confirmaram hoje que o jovem de 18 anos que matou oito pessoas num liceu na Finlândia é o autor de um vídeo publicado poucas horas antes no YouTube em que anunciava que ia cometer o massacre.
“O assassino é Pekka-Eric Auvinen”, disse o inspector Jan-Olav Nyholm, da polícia finlandesa, que confirmou que ele é o autor do vídeo intitulado “Massacre no Liceu de Jokela” publicado na Internet.“Provém de uma família normal, com pai, mãe e um irmão. Não tinha problemas na escola”, acrescentou o inspector.
O jovem está no hospital em estado muito crítico, sem actividade cerebral, depois de tentar suicidar-se.
No total morreram oito pessoas, sete alunos (cinco rapazes e duas raparigas) e a directora do liceu de Tuusula, uma cidade de 35 mil habitantes a 60 quilómetros a norte de Helsínquia, a capital.
O assassino percorreu os corredores da escola disparando de sala de aula em sala de aula com uma pistola de calibre 22. A pistola estava legal e o rapaz tinha pedido a licença de porte de arma há poucas semanas, através de um clube juvenil de armas.
Apesar da Finlândia ser o terceiro país do mundo com mais armas por pessoa, os acidentes violentos são muito raros. De acordo com a imprensa finlandesa, só há conhecimento de quatro casos de facadas em escolas desde 1999, nenhum fatal.
O último ataque importante aconteceu em 2002 quando um jovem se matou a ele e a mais seis jovens numa explosão com bomba num centro comercial em Helsínquia.
O primeiro-ministro finlandês, Matti Vanhanen, considerou que o incidente de hoje foi um “acontecimento muito triste”.
Fontes:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/20071107+Oito+mortes+em+liceu+na+Finlandia.htm
http://www.sapo.pt/
*************************************************************************************
Não poderia ficar indiferente a esta notícia. Primeiro porque já não é nova esta situação, segundo porque me deixa muito interrogativa sobre o estado actual da saúde mental dos nossos jovens. O que poderá levar um jovem aparentemente normal a cometer algo tão horrível e triste? O que se está a passar no mundo?
beijo triste
13 comentários:
Olá Sílvia, belo texto para um acontecimento tão triste.
Beijinhos,
Fernandinha
Se houvesse uma resposta simples...
Gostei de "conhecer" uma apreciadora do Zeca e gostei do blog.
Sabes... não consigo percepcionar um acontecimento desta amplitude...parece-me tão surreal...
O trabalho é mais que muito e as constipações a acompanhar impedem-me de visitar meus amigos virtuais, desculpa...
Já visitei teu novo blog, apenas não deixei minha marca. Voltarei com mais calma.
Serenos sorrisos
Tb não compreendo, também me questiono. Há algo que nos escapa, há um sublimar de mensagens que nos sentimos impotentes!
Belo destaque à trágica chacina ocorrida numa escola secundária na Finlândia. É o mundo que caminha a passos largos para a falta de atenção e de civismo à pessoa e a cada um, neste caso concreto ao aluno. Os professores também precisam de atenção...Vivemos numa sociedade pouco propensa a ajudar e dinamizar o espírito de entreajuda.
Gostei!
Olá Amiga Silvia Madureira.
Na verdade também não consigo entender o que pode levar uma pessoa, um jovem a tomar tão horrivel atitude.
Penso que nem os melhores especialistas na máréria conseguirão encontrar tendencias ou motivações para a prática de tais actos.
Acho que o mundo tão materialista numa constante perda de valores, terá algumas culpas.
Beijos
Para inde caminha o homem? Provavelmente para o abismo. Infelizmente. Um beijo
Não tens??? Ia "jurar" que tinha lido aqui que tinhas criado um blog em conjunto com outros bloggers,.... mas pronto... deve ser do tempo....
Serenos sorrisos
Uma sociedade não pode aumentar as pressões e as expectativas nos cidadão e não sofrer as consequências. Cada vez mais, os jovens precisam de acompanhamento cívico e moral (moral sem conotações religiosas, mas de valores humanos).
Um bom texto.
Beijos.
Sobre este assunto não o sei o que dizer porque não consigo compreendê-lo. Interrogo-me. Penso nas vidas, nas entrevidas, nas falhas, nas faltas, nas solidões... mas isso terá de levar a que alguém destrua outros?
É, no entanto, um tema sobre o qual a sociedade com a ajuda dos técnicos especializados tem de reflectir para tentar inflectir.
Obrigado por trazeres aqui este tema.
Vim aqui para te dizer que acabei de colocar no 1 vez por semana um inquérito e gostaria de que participasses.
Bfs que se avizinha.
Sílvia: Estes tristes eventos podem acontecer em qualquer parte do mundo, mas em especial onde impera uma sociedade dita "globilizada" que proporciona desvios de comportamento individual, mesmo em situações de um certo bem estar social nesses países! Desajustados das realidades há em todos os locais!É uma situação triste e preocupante!
Jorge madureira
Desiquilíbrios graves, infelizmente acontecem, não se prevêm e surgem muitas vezes, como neste caso, em pessoas que nem se suspeita. Causas... serão muitas e diversas e só vistas caso a caso.
Azar grande para as vitimas.
Bom fim de semana.
Bem, Silvia, conforme dizes o jovem "aparentemente normal". Todos nós desempenhamos papéis nas nossas relações com os outros. Papéis que procuram não defraudar as expectativas que têm de nós. Mas há tensões, dores, revoltas inconfessadas debaixo do controlo quotidiano. E por vezes a besta solta-se. Parece que foi o que sucedeu.
Postar um comentário