sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Dependentes da net


Imagem retirada do seguinte endereço:
http://www.anossaescola.com/blog/ticescola.php?blogid=12&archive=2005-04

O excerto que se segue faz uma abordagem de problemas de saúde muito actuais e que eu não poderia deixar de postar pois estão relacionadas com todos nós. A reflexão sugerida é:

Em que medida a Internet é benéfica para mim?
A mim permite organizar o pensamento e acalma-me pois liberto todas as minhas ideias e ideais...e vocês?


*************************************************************************************
Este excerto foi retirado das páginas 104 e 105 da revista "Notícias Magazine" de 4 de Novembro de 2007.


"O número de jovens que consomem net como se de uma droga se tratasse é crescente. A cibercompulsão é uma doença que faz que se navegue sem sentido, apenas pelo prazer de navegar. Um dos factores que predispõe à dependência é a complacência dos pais.

(...) O tipo de adição à net varia segundo a personalidade do doente: pode ser do tipo ciber-relação e amizades virtuais - já foi referido que o anonimato favorece uma intimidade demasiado fácil mas que pode ser apetecível para pessoas tímidas ou que têm, por alguma razão, medo de enfrentar os "custos" que qualquer relação pessoal comporta.
Outro tipo de patologia tem a ver com o ciber-sexo, pela maior facilidade que representa em relação a revistas, linhas eróticas ou cinema, já que as "provas" são apagáveis. Enquanto o primeiro tipo é mais frequente nas raparigas, o segundo aparece mais nos rapazes, embora não exclusivamente. Mas, atenção: está provado que são os adultos os maiores utilizadores de sites de sexo, de uma maneira mantida. A maioria dos adolescentes "passa por lá" mas desinteressa-se.
A cibercompulsão é outro tipo de doença, que faz que a pessoa navegue sem sentido, apenas pelo prazer de navegar, de visitar sites onde, na realidade, não adquire nada de novo em termos de conhecimento. Por exemplo, «visita» leilões, shoppings ou casino, o que ainda pode trazer problemas económicos se o adolescente utilizar um número de cartão de crédito. Entre os vários factores que podem favorecer a cibercompulsão , destacamos cinco: a acessibilidade, ou seja, a facilidade com que se acede à "droga" a um custo cada vez mais baixo; a sensação de autocontrolo, que se traduz no sentimento de que depende unicamente de si, e a excitação, pois cada sessão faz que o desejo seja maior, o que estimula o doente a «mais e mais»(...)"

*************************************************************************************

Não poderia deixar de vos alertar para estas doenças...até porque são cada vez mais frequentes e podem prejudicar muito o nosso desempenho a todos os níveis. Todos devemos utilizar a Internet com moderação e estarmos muito atentos aos adolescentes (quem os tem por perto). A partir do momento em que algo nos faz mal em vez de nos fazer bem devemos repensar o que mudar para alterar esta situação.

beijinhos

10 comentários:

Julieta disse...

Excelente alerta... na net como em tudo na vida, os exageros nunca nos trazem beneficios.

Beijinhos carinhosos

Afonso Faria disse...

É importante alertar. Mas, quando se chegam a estados compulsivos...nada a fazer que não seja tratamento.E já há terapeutas!Compete aos adultos a educação das crianças,a não demissão do exercício da autoridade para acompanhamento equilibrado. É isso...

vieira calado disse...

Estou a pensar, amiga, se não viu os dois grandes cometas da década anterior: o Hale Bopp e o Hiatukati.
Foram uma coisa extraordinária. Podiam ser vistos a olho nu, mesmo nas grandes cidades.
Mas vistos num qualquer Portugal profundo eram um espectáculo inolvidável.
Bom fim de semana

Verena Sánchez Doering disse...

que cierto lo que dices, todo con moderacion no hace daño
pero hay mucha gente que se adipta y dependiente de la net
un lindo fin de semana y que estes muy bien
mil besitos y gracias por tus saludos en blog Luso y tu compañia amiga

Menina do Rio disse...

Bom dia Silvia, tenho visto mais adultos que jovens viciados na net. Em sua maioria, homens aà caça de sexo. Parece que o mundo virtual virou uma imensa floresta de lobos e chapéuzinhos vermelhos. Quanto aos jovens, claro que há compulsividade também, mas muitos usam a net pra baixar músicas, jogos, filmes e mesmo pesquisar. Comparo pela gama de informação que os jovens tem, ao passo que os adultos pouco aprendem...

beijinhos

José Faria disse...

Olá amiga Silva.
Boa questão aqui colocada.
No entanto embora eu veja o computador e o acesso à net, como uma ferramente de "açto nivel", para ser usada com nível em todas as suas capacidades e dimensões, a verdade é que não é isso que acontece na maioria dos utilizadores que o fazem extraprofissional.
E embora não saiba nem veja o que se passa com cada urilizador, jovem ou não, no seu cantinho, quarto ou salinha, o que constato nos cibercafés cá da zona já me chega para reforçar o alerta que aqui deixaste.
Mas esse alerta, acuidade e formação adequada à mais e melhor utilização das net e novas tecnologias informáticas, deveria preocupar mais as escolas e o Ministério de educação e, de forma mais alargada, o nosso Governo.
Não basta colaborar na aquisição de computadores mais acessiveis e com banda larga, para joguinhos, contactos sobre droguíces ou excessos de sexo marginal.
Mas foi muito bom levantares esta questão!
É de todos e para todos.
Beijos e boa semana!

Hélder disse...

Olá Sílvia,

Partilho a opinião da menina do rio, parece-me que são mais os adultos os que se perdem pelos meandros da Net. Os jovens tendem a continuar as realções com os amigos, ou amigos de amigos. Usam a net como um prolongamento do real, como entretenimento e como fonte de informação.
Por outro lado, vejo muitos adultos que se perdem na Net em busca de algo para as suas vidas, ou em fuga de si próprios e da sua solidão.

Eu sempre usei a Net como mais uma ferramenta de trabalho, fonte de informação e de entretenimento. Recentemente, entrei no mundo dos blogs, onde explano os meus pontos de vista e organizo os meus pensamentos. Para mim, a diferença entre um blog e um diário está na possibilidade de confronto de ideias.

Mais um bom alerta teu.

beijos.

O Profeta disse...

Tudo com conta e medida...há muita vida para além da net...

Arranquei as cordas à viola
Calei este altivo tambor
Emudeci meu prazenteiro canto
Sou tecelão de sentires no vale do desamor


Bom fim de semana


Mágico beijo

Diego. disse...

o vício pela internet é crescente e incontrolável pois as pessoas sentem-se carentes e com necessidade de informações.

aqui no Brasil, a educação está muito longe do ideal, a maioria das crianças não sabem por que vão a aula, e muitos professores querem apenas se livrar do seu "fardo", enquanto isso o governo não investe e remunera mal os professores... resumindo: é um caos!

muito legal tu ter comentado meu blog, vou linkar seu blog ao meu... vou ser professor de Física!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Sílvia, linda a sua postagem.
Adorei!!!
Beijinhos,
Fernandinha