sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Matemática e crochet

Em 1997 a Matemática Daina Taimina encontrou uma forma de criar modelos físicos de espaços hiperbólicos utilizando crochet.

Eu não seria capaz de fazer as obras de arte que a seguir apresento:






Estas imagens foram retiradas do seguinte endereço: http://cor.delaranja.com/?p=181

Se estiverem interessados em tentar fazer ...podem consultar o seguinte endereço:

http://theiff.org/main.html

Uma boa semana para todos

Queria para terminar deixar aqui uma estrelinha para todos...ajudem se poderem.

Carolina

22 comentários:

João Filipe Ferreira disse...

EU N VoU TENTAR EHEHEH

ta bonito:)
beijinhoooo

Serenidade disse...

Silvia,
acredita que já me aconteceu, a fazer crochet, fazer umas coisas meias enroladas e fiquei muito triste porque era sinal de que não tinha realizado na perfeição o que me ensinaram...afinal até poderia sair uma obra de arte...

Bom fim de semana

Serenos sorrisos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Há pessoas que de tudo fazem obras de arte. Tenho visto trabalhos em crochet que são um autêntico espanto e exigem uma atenção a contar os pontos e a seguir os esquemas que faz favor. Também é matemática, não é Sílvia? Tudo é matemática. Não há nada na nossa vida que não acabe por ser uma qualquer operação aritmética. É isso, não?
Abraço

efvilha disse...

Olá, Silvia.

Obrigado pelo amável comentário.

Aqui, nestas postagens, há um certo encanto poético, escrito com as linhas do crochê.

Um suave beijo de Paz.

Mónica disse...

Olá Sílvia,

mas que coisa linda e difícil! (eheh)

Não sei fazer crochet mas muitas das minhas roupas eram feitas pela minha mãe dessa maneira...ela tinha cá um jeitão! (eheh)

Vou aproveitar e testar a prática da minha mãe mostrando-lhe as fotos publicadas no seu blog! (eheh)

Beijinhos e o desejo de um fim-de-semana fabuloso! ;)

Hélder disse...

Sílvia, este blog tem sido uma surpresa fantástica, pelas coisas que tu estás sempre a encontrar. Para mim, que sempre adorei matemática, e que tenho um afilhado a quem estou a tentar incutir o gosto, este blog é uma pérola.

Ah!... não, nem vou tentar! ;)

Beijo e um excelente fim-de-semana para ti!

PS - Não me esqueci do que te prometi, segue amanhã.

susana disse...

Eu sei fazer crochet, aliás sei fazer um pouco de tudo! Penso que não seria impossível fazer isso, com as explicações necessárias! gostei principalmente das cores! Está giro!
beijo

Anônimo disse...

Estranho, de repente senti-me motivada a aprender crochet... =P(hihi)
Xau

Diego. disse...

haja talento para tanto! hehehe

obrigado pelo comentário =)

Rui Caetano disse...

É preciso talento e paciência.

Lc disse...

Um olá, da Ilha do Faial - Açores.

http://rotadashortencias.blogspot.com/

Julieta disse...

Este post fez-me lembrar uma flores que a minha avó fazia... mal ela sabia que aquilo era matemática! lOoL

Beijinhos

Anônimo disse...

Pois, acho que também não vou tentar, lol.

Um Beijinho.

José Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Faria disse...

A arte está na criatividade dos dedos e na imaginação do pensamento.
Já foi tempo de ver a "dança" das agulhas com os dedos da minha compamheira, quando ela fazia os coletes, casaquinhos e carapins para as minhas filhas quando ainda pequenitas.
É arte
Obrigado amiga

Zé Miguel Gomes disse...

Sempre achei crochet difícil... Agora misturar crochet com matemática... Faz-me pensar, será a paixão pela matemática assim tão grande ou será sintoma de falta de ideias convencionais para tricotar? :)

Fica bem,
Miguel

O Profeta disse...

Pelo caminho da minha lembrança
Semeei o vago na tua procura
No tear da incontrolável vontade
Teci-te um manto da…seda mais pura…

Esta é uma preciosa vontade minha
Vinda do fundo do coração
Que tenhas mil venturas este dia
E nunca percas a paixão

Boa semana


Mágico beijo

Anônimo disse...

Era bem pikena quando a minha mãe me ensinou a fazer crochet, como sou muito jeitosa tantos foram que ficaram assim... Beijos

7 disse...

Incrível como a matemática está inserida em quase tudo. Beijos.

Sónia disse...

Pois eu de matemática realmente nada entendo...Cheguei aqui através de um comentário que deixaste num blog confesso-te que fiquei super feliz por ter vindo, especialmente pela oportunidade que me deste de conhecer a carolina.Visitei-a e vou divulgar também,porque isto sim, é realmente o que mais importa.

Um beijo para ti e obrigada

Marta disse...

Eu não percebo nada de crochet!

lolol

PoesiaMGD disse...

Eu bem gostaria, mas nem tento... sou um desastre!
bjs