“O assassino é Pekka-Eric Auvinen”, disse o inspector Jan-Olav Nyholm, da polícia finlandesa, que confirmou que ele é o autor do vídeo intitulado “Massacre no Liceu de Jokela” publicado na Internet.

“Provém de uma família normal, com pai, mãe e um irmão. Não tinha problemas na escola”, acrescentou o inspector.

O jovem está no hospital em estado muito crítico, sem actividade cerebral, depois de tentar suicidar-se.

No total morreram oito pessoas, sete alunos (cinco rapazes e duas raparigas) e a directora do liceu de Tuusula, uma cidade de 35 mil habitantes a 60 quilómetros a norte de Helsínquia, a capital.

O assassino percorreu os corredores da escola disparando de sala de aula em sala de aula com uma pistola de calibre 22. A pistola estava legal e o rapaz tinha pedido a licença de porte de arma há poucas semanas, através de um clube juvenil de armas.

Apesar da Finlândia ser o terceiro país do mundo com mais armas por pessoa, os acidentes violentos são muito raros. De acordo com a imprensa finlandesa, só há conhecimento de quatro casos de facadas em escolas desde 1999, nenhum fatal.

O último ataque importante aconteceu em 2002 quando um jovem se matou a ele e a mais seis jovens numa explosão com bomba num centro comercial em Helsínquia.

O primeiro-ministro finlandês, Matti Vanhanen, considerou que o incidente de hoje foi um “acontecimento muito triste”.

Fontes:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/20071107+Oito+mortes+em+liceu+na+Finlandia.htm
http://www.sapo.pt/


*************************************************************************************

Não poderia ficar indiferente a esta notícia. Primeiro porque já não é nova esta situação, segundo porque me deixa muito interrogativa sobre o estado actual da saúde mental dos nossos jovens. O que poderá levar um jovem aparentemente normal a cometer algo tão horrível e triste? O que se está a passar no mundo?

beijo triste