segunda-feira, 1 de outubro de 2007

20 valores a Matemática

Olá:

Sempre que efectuo a leitura destas notícias fico feliz e procuro ler atentamente cada facto descrito. Porquê? Porque eu gosto de pessoas esforçadas que apesar de tão jovens sabem tão bem o que querem. E aviso que...não é pelo facto de falar em Matemática porque eu ficaria igualmente contente lendo o sucesso de alguém que se esforçou e venceu noutra área. Ninguém tem que nascer com apetência para a Matemática! Mas sempre que alguém tem sucesso e se esforça eu fico maravilhada.

Comentem o que aqui é descrito.

Beijinhos.





Engenharia Informática na perspectiva

Nota máxima. Nem um ponto retirado. O seu exame nacional de Matemática saiu imaculado, merecendo um total de 200 pontos, ou seja, 20 valores. "Sempre gostei de Matemática", assume Nuno Diegues, que não se acanha a elogiar os estabelecimentos de ensino por onde passou. Começou no Externato Luso-Britânico, em Lisboa, onde, diz o jovem, "davam particular atenção a cada aluno". Aí aprendeu que a Matemática não era nenhum bicho de sete cabeças e aí aprendeu o que significa competição. Os alunos a isso eram incentivados. No 10.º ano Nuno passou para a Escola Secundária Padre António Vieira, onde deixou de ter nota máxima a Matemática. Mas ainda assim ficou nos 16 e 17 valores. Não era suficiente para Nuno. E acabou por ter, no final do 12.º ano, 19 valores, conseguindo no exame a nota máxima. "Tivemos um professor exigente, por isso para nós foi fácil [o exame]". E não foi preciso mais de uma hora. Nuno não esconde que as explicações que teve durante ano e meio o ajudaram a conseguir a nota. Mas é com orgulho que garante: "Aprendi a gostar de ser bom aluno". Por isso não gostou de no 10.º ano ter baixado as notas de Matemática. "Já não eram tão altas"... eram de 16/17 valores.

Nascido e criado em Lisboa, Nuno aos 18 anos vai entrar em Engenharia Informática, no Instituto Superior Técnico. "Desde o 10.º ano tenho esta ideia. A informática e a electrotecnia [segunda escolha] é algo de que gosto". A sua média final ficou nos 18,75 valores. Entrará sem dificuldade. O computador já faz parte da sua vida. É por "onde passa muita coisa": a música, as conversas, os jogos, os filmes, até os estudos. |

Diário de Notícias, Sábado, 28 de Julho de 2007
Alexandra Machado
Vasco Neves (imagem)

15 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Sílvia olá, grata pela visita ao meu cantinho.
Adorei o teu blogue, e do texto então não se fala lindíssimo.Parabéns!
Uma boa semana e muitos beijinhos!
Fernandinha

DE-PROPOSITO disse...

Olá.
Creio que todas as pessoas tem aptidões para 20 a matemática (a não ser os que, por motivos diversos, não têm os meios para tirar o máximo partido da sua pessoa). É uma disciplina rigorosa, que requer muito trabalho, mas o que é, é, e o que não é, não é.
Uma criança que viva no meio de uma serra, tenha de se levantar às seis horas, caminhar distâncias, ao fim do dia algo idêntico, e em casa não ter o ambiente necessário para estudar, à partida está condenada pelos deuses.
Fica bem.
E a felicidade juntinho de ti.
Manuel

vieira calado disse...

Penso que a aptidão para a matemática, que dizem os portugueses não ter, é cultural.
Neste país cultiva-se o palpite, o julgamento de valor, o jogo dos dados.
Até parece que as pessoas sentem vergonha de saber, raciocionar, induzir.
Gostam de parecer vazias, BURRAS!
Boa semana para si.

Melissa Yedda disse...

Nada como se ter uma boa base, de qualquer matéria. A partir daí, já é meio caminho andado. Me parece que foi isso o que aconteceu com este rapaz: incentivado nos primeiros anos, soube seguir em frente. Um abraço!

Rui Caetano disse...

É uma honra para todos nós, pois significa que temos portugueses que lutam pelo máximo da tabela. Não se contentam com uma nota excelente, mas exigem de si mesmo o máximo, a nota máxima.

Silvia Madureira disse...

Manuel:


O essencial de tudo isto é:

força de vontade
saber o que quer
gostar de trabalhar

se tens aptidões mas não as aproveita é como se não as tivesse.

Beijo

Marta disse...

Oh pá, há gente inteligente!

jotaeme disse...

OLá Sílvia:Dando desde já os meus parabéns ao Nuno, eu só faço esta pergunta? Porquê no ensino público se não conseguem génios destes?
Eu sei a resposta!
Kisses!
Jorge madureira

Silvia Madureira disse...

Para o jotabloguer:

Eu nem conheço as escolas onde o Nuno estudou, também não conheço o Nuno. Mas...já conheci outros adolescentes tal como o Nuno...com sucesso e que trabalham para isso.

Nem sequer sei identificar se as escolas onde andou são públicas ou privadas...mas se diz serem privadas acredito. O que posso dizer é que de certeza que ele foi bem preparado nestas escolas. Ninguém tira 20 no exame nacional (é igual para o comum mortal) se na realidade não estivesse bem preparado.

Ouço alguns comentários sobre escolas privadas e públicas mas não sei até que ponto são verídicos. Penso que qualquer professor estando no ensino público ou privado deveria fazer o que é possível para o sucesso dos adolescentes que tem à frente...se todos o fazem...não sei! Eu só posso falar por mim...mas não é para isso que escrevo aqui...para falar de mim...Sei que todos os professores são avaliados e têm uma nota consoante o que acham que eles merecem...agora se as notas são injustas...não sei! Poderia falar do meu caso mas não é o meu objectivo.

Vamos acreditar que o ensino é igual para o pobre e para o rico e se não for vamos tentando lutar para que assim seja! Embora tal facto tenha que mover muitas vontades...por vezes o professor é tão vítima como o aluno...na minha opinião como cidadã.

Um beijo

A. Marinho disse...

De facto assim dá gosto...

Fica bem

susana disse...

Realmente acho louvável, mas nem sempre depende só do esforço! Algumas pessoas tiram boas notas sem o mínimo esforço e outras matam-se a estudar e não conseguem.

Silvia Madureira disse...

Missixty:

Às vezes os miúdos estudam muito mas não sabem estudar...aí está o mal. É necessário saber estudar cada disciplina da maneira que se adequa a ela. Muitos pais pensam que os miúdos estão horas e horas nos quartos a estudar e dizem..."mas ele estuda!" só que não sabemos como é feito esse estudo! Muitas vezes os miúdos pensam estar a estudar mas quando chegam ao teste verifica-se que não estudaram nada porque têm maus resultados...limitam-se a decorar sem perceber. A Matemática deve ser estudada tentando perceber cada frase que nos é apresentada, cada cálculo...daí ser "mal encarada" por muitos miúdos...porque o estudo exige um esforço diferente daquele ao qual estão habituados.

Um beijo

Unknown disse...

A matemática pode ser de facto maravilhosa, mas há muitas falhas ao nível do ensino e aprendizagem, até porque a maioria dos alunos limita-se a estudar para os teste, e a matemática tem que ser "trabalhada", não propriamente "decorada".
Ver um jovem com 20 valores é de facto um motivo de orgulho!

Beijinhos

Silvia Madureira disse...

Para a Vera:

As falhas ao nível do ensino...talvez estejas a fazer referência aos maus professores que haverá como há péssimos professores de outras áreas. No entanto nas outras áreas os alunos "safam-se" com mais facilidade. Porquê? Tal como referes é uma disciplina que exige muito esforço da parte do aluno mais do que da parte do professor (ainda mais). A facilidade com que um aluno compreende um tema é variável. Um aluno pode necessitar de resolver trinta exercícios diferentes para entender um assunto e o colega do lado pode compreender resolvendo apenas um. Aliás...numa turma há sempre que entenda...porquê? Afinal o professor é o mesmo para trinta alunos...talvez porque há alguns que se esforçam mais do que outros para atingir um determinado nível.

Beijo

vieira calado disse...

O que eu penso, reportando-me ao que deixou escrito no meu blog, é que há crença que são inócuas.
Mas há outras, que podem ser noçivas. Manter as primeiras e erradicar as segundas, parece-me o único princípio do educador.
Beijinhos.