sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Matemática e crochet
Eu não seria capaz de fazer as obras de arte que a seguir apresento:
Estas imagens foram retiradas do seguinte endereço: http://cor.delaranja.com/?p=181
Se estiverem interessados em tentar fazer ...podem consultar o seguinte endereço:
http://theiff.org/main.html
Uma boa semana para todos
Queria para terminar deixar aqui uma estrelinha para todos...ajudem se poderem.
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Bom a Matemática
Uma boa semana
sábado, 17 de novembro de 2007
Origami e Origamistas Famosos no 40º Aniversário da BOS
Boa semana para todos.
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Para que serve a matemática?
Transcrevo na integra um bom texto do Prof. Jorge Buescu, que encontrei aqui (blog onde é co-autor, e que aconselho vivamente), com o título "Para que serve a matemática?", e que saiu também no Público. Aqui fica:
Tudo o que vale a pena exige esforço. E quanto mais vale a pena, mais esforço exige. Isso é particularmente verdade sobre a Matemática: se investirmos um esforço pequeno sobre as matérias, ficando com um conhecimento superficial, de pouco ou nada nos valerá o “esforço”.
A Matemática não se aprende na Wikipedia ou navegando pela Internet. Exige pensamento, estudo, concentração, treino e algo para que nos últimos 2500 anos não se inventou substituto – o contacto humano. Aquilo a que normalmente se chama aulas.
Não sei se isto parece aborrecido, mas é a melhor (se não mesmo a única) maneira de aprender Matemática. E aprender é não só uma aventura maravilhosa, como tem no final o pote de ouro da compreensão do mundo. E para transformar o Mundo, é preciso primeiro compreendê-lo.
Isaac Asimov, num conto com mais de cinquenta anos publicado nos Nove Amanhãs, relata a seguinte história. Num futuro imaginário, as crianças brincam 364 dias por ano e um dia por ano o seu cérebro fica ligado a uma máquina com discos que lhes administram automaticamente todos os conhecimentos de que necessitam. Assim fazem toda a escolaridade e aprendem tudo o que precisam, da primária à Universidade. Todos menos um rapazito.
Desde os 7 anos de idade este rapaz foi obrigado a aprender à maneira antiga: estudando, tendo aulas, esforçando-se, compreendendo, investindo o seu tempo. Enquanto os seus amigos brincavam 364 dias por anos, ele estudava. E assim foi, para sua grande frustração, incompreensão e mesmo revolta, até à idade adulta.
Nessa altura foi chamado pelas classes governantes da sociedade. Começa por expor toda a sua revolta. Porque é que me trataram assim? Porque é eu tive de me esforçar para aprender por mim próprio tudo aquilo que ensinaram aos outros sem esforço? E a resposta foi “Porque tu foste escolhido para escrever os próximos discos”.
O pote de ouro da Matemática é o seguinte: todos os grande avanços científicos e tecnológicos implicam a utilização de novas ferramentas matemáticas. Para dar um exemplo recente que muitos de nós temos nas mãos, uma desconhecida empresa de indústria pesada, que fabricava pneus e pasta de papel, decidiu no final dos anos 60 virar-se para as telecomunicações. Estava num país com enorme densidade de pessoas altamente qualificadas do ponto de vista científico, técnico e matemático, e os grandes problemas matemáticos estavam a surgir. Era uma altura estratégica para entrar.
O país era a Finlândia. A empresa era a Nokia, hoje o gigante mundial de telemóveis. Continua a fabricar pneus, embora quase ninguém saiba. Mas para isso não é preciso Matemática mais sofisticada do que a do século XVIII, e não é por isso que a Nokia é conhecida (o leitor conhece alguém que use pneus Nokia no carro?). Para inovar verdadeiramente é necessário estar em condições de criar Matemática nova (e Física, e Química, e Engenharia). Enquanto seres humanos isso transporta-nos a altitudes nunca antes imaginadas - é como descobrir um Evereste pessoal para escalar. Só isso já compensa o esforço. E no fim da escalada pode estar um verdadeiro pote de ouro. Mas só está lá para quem se esforçar a descobri-lo.
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Equilíbrio quebrado
Aumento da temperatura média até 6,4ºC, subida de 59 centímetros das águas do mar, mais secas e cheias.
Mais informações sobre esta notícia vocês podem encontrar na edição nº764 da revista Visão. Também podem consultar o endereço:
Um abraço
sábado, 10 de novembro de 2007
Para ti...pai
Este presente foi oferecido pela doce Coliybry do blog "À flor da pele". Nem sei como agradecer...apenas vou dizer que gosto muito do espaço dela, desde as imagens às palavras e que para mim é um enorme prazer visitá-la.
Vou oferecer este presente aos seguintes amigos:
ICE pudesse
Canto do Colibri
Para lá dos sentidos
Serenidade
O profeta
Words and Feelings
***********************************************************************************
porque a vida contigo sempre foi dura,
porque sei que fazes tudo para eu sorrir,
e eu não poderei retribuir.
A grandiosidade dos teus gestos,
todos os teus afectos,
evidenciam um amor,
que até me causa dor.
Gostaria que estivesses num altar,
e fosses adorado por tanto amar,
pois eu sei ...que sim,
estás sempre a pensar em mim.
Esta relação de pai e filha,
é uma constante partilha,
da dor e da alegria,
que nos acompanham noite e dia.
Mesmo que te podesse dar,
todas as estrelas do céu a brilhar,
nunca conseguiria retribuir,
tudo o que lutas para construir.
Tentas colocar-me num castelo,
e criar à minha volta um elo,
tentas que seja uma princesa,
e viva num mundo de pureza.
Obrigado...quase me sinto princesa mas apenas porque sou tua filha.
Sílvia Madureira
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Dependentes da net
Imagem retirada do seguinte endereço:
http://www.anossaescola.com/blog/ticescola.php?blogid=12&archive=2005-04
Em que medida a Internet é benéfica para mim?
A mim permite organizar o pensamento e acalma-me pois liberto todas as minhas ideias e ideais...e vocês?
*************************************************************************************
(...) O tipo de adição à net varia segundo a personalidade do doente: pode ser do tipo ciber-relação e amizades virtuais - já foi referido que o anonimato favorece uma intimidade demasiado fácil mas que pode ser apetecível para pessoas tímidas ou que têm, por alguma razão, medo de enfrentar os "custos" que qualquer relação pessoal comporta.
Outro tipo de patologia tem a ver com o ciber-sexo, pela maior facilidade que representa em relação a revistas, linhas eróticas ou cinema, já que as "provas" são apagáveis. Enquanto o primeiro tipo é mais frequente nas raparigas, o segundo aparece mais nos rapazes, embora não exclusivamente. Mas, atenção: está provado que são os adultos os maiores utilizadores de sites de sexo, de uma maneira mantida. A maioria dos adolescentes "passa por lá" mas desinteressa-se.
A cibercompulsão é outro tipo de doença, que faz que a pessoa navegue sem sentido, apenas pelo prazer de navegar, de visitar sites onde, na realidade, não adquire nada de novo em termos de conhecimento. Por exemplo, «visita» leilões, shoppings ou casino, o que ainda pode trazer problemas económicos se o adolescente utilizar um número de cartão de crédito. Entre os vários factores que podem favorecer a cibercompulsão , destacamos cinco: a acessibilidade, ou seja, a facilidade com que se acede à "droga" a um custo cada vez mais baixo; a sensação de autocontrolo, que se traduz no sentimento de que depende unicamente de si, e a excitação, pois cada sessão faz que o desejo seja maior, o que estimula o doente a «mais e mais»(...)"
*************************************************************************************
beijinhos
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Mortes em liceu da Finlância
“Provém de uma família normal, com pai, mãe e um irmão. Não tinha problemas na escola”, acrescentou o inspector.
O jovem está no hospital em estado muito crítico, sem actividade cerebral, depois de tentar suicidar-se.
No total morreram oito pessoas, sete alunos (cinco rapazes e duas raparigas) e a directora do liceu de Tuusula, uma cidade de 35 mil habitantes a 60 quilómetros a norte de Helsínquia, a capital.
O assassino percorreu os corredores da escola disparando de sala de aula em sala de aula com uma pistola de calibre 22. A pistola estava legal e o rapaz tinha pedido a licença de porte de arma há poucas semanas, através de um clube juvenil de armas.
Apesar da Finlândia ser o terceiro país do mundo com mais armas por pessoa, os acidentes violentos são muito raros. De acordo com a imprensa finlandesa, só há conhecimento de quatro casos de facadas em escolas desde 1999, nenhum fatal.
O último ataque importante aconteceu em 2002 quando um jovem se matou a ele e a mais seis jovens numa explosão com bomba num centro comercial em Helsínquia.
O primeiro-ministro finlandês, Matti Vanhanen, considerou que o incidente de hoje foi um “acontecimento muito triste”.
Fontes:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/20071107+Oito+mortes+em+liceu+na+Finlandia.htm
http://www.sapo.pt/
*************************************************************************************
Não poderia ficar indiferente a esta notícia. Primeiro porque já não é nova esta situação, segundo porque me deixa muito interrogativa sobre o estado actual da saúde mental dos nossos jovens. O que poderá levar um jovem aparentemente normal a cometer algo tão horrível e triste? O que se está a passar no mundo?
beijo triste
Ensino público ou ensino privado?
beijoca
terça-feira, 6 de novembro de 2007
A matemática tem coisas que nem Pitágoras explicaria
A matemática tem coisas que nem Pitágoras explicaria. Observação: Tem que ser um número de telefone cujo indicativo tenha apenas dois algarismos. |
Fonte: http://www.portuweb.com/board02/webbbs_config.cgi?noframes;read=1821
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Humor
Se cada buraco ocupa o lugar do queijo, logo quanto mais buracos, menos queijo.
Se quanto mais queijo, mais buracos e quanto mais buracos, menos queijo, logo, quanto mais queijo, menos queijo!
Fonte: http://www.beggars.hpq.com.br/piadas.htm
Depois deste raciocínio alguém é capaz de me dizer se será melhor o queijo suíço ter mais ou menos buracos?
Beijo grande
sábado, 3 de novembro de 2007
As contas da minha vida.
Serenismo
João Filipe Ferreira
Adriana
À flor da pele
Obscuridade Translúcida
Zé Maiato
Pedro
Jorge Madureira
Na próxima vez irei contemplar os meus restantes amigos.
************************************************************************************
Conheço...
menos do que o que não conheço.
Procuro...
aprender a cada instante mais,
e a cada aprendizagem somar sempre mais.
Sinto...
que os momentos difíceis são pontes,
pontes que me levam a metas,
e a decifrar incógnitas.
Gosto...
de elevar ao quadrado tudo o que é belo,
tudo o que é puro,
tudo o que me acalma,
toda a inocência que existe.
Alimento...
a minha alma com sonhos,
com tudo no qual acredito.
Acredito...
que a felicidade são momentos,
momentos que devemos eternizar no coração.
Mas também acredito...
que cada passo que dou,
me permite seguir um só caminho,
desconhecido mas aliciante,
que me levará à eterna serenidade.
************************************************************************************
Que Deus me ajude a caminhar sempre e cada vez melhor!
Searas
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Homenagem
Excerto retirado do livro "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" do autor Augusto Cury