quarta-feira, 30 de abril de 2008

Sidadania

Há algum tempo os autores do blog Sidadania convidaram os visitantes a escrever um texto sobre a Sida. Como não tive muito tempo não rascunhei este texto e passei directamente as minhas ideias para o computador.
É uma sensação fantástica porque parece que estou a falar directamente com as pessoas.
Sida...segundo os meios de divulgação uma doença terrível, cujas imagens associadas são terríveis...
Depois de consultar o blog Sidadania continuo a encarar esta doença como algo penoso mas ultrapassável e falo isto tendo em conta um vídeo que visualizei e no qual falava um rapaz com Sida que se não me dissessem não suspeitava...
Além disto penso que de facto é necessário ACORDAR. Penso que vivemos num mundo de facilitismo tal que até facilitamos contra nós...
Temos que acordar...pode acontecer a ti, a mim, ao outro...e nós temos nas nossas mãos meios para o evitar...temos que acordar! Ainda estamos na letargia...
Cada um é dono de sua vida e como tal deverá criar uma história provida de boa informação e como tal devemos recorrer aos que querem dar o seu testemunho, aos que não fazem da doença uma revolta mas um motivo de partilha de emoções, sentimentos e uma passagem de testemunho...
Tenho aprendido muito com a consulta deste blog e aprendido sobretudo a ser cada vez mais humana, menos movida por estigmas...aprendi que todos são valiosos no nosso crescimento como pessoas...principalmente os que têm modos diferentes de vida por um motivo ou por outro e querem partilhar connosco, como por exemplo quem é deficiente, quem sofre de uma doença crónica.
Sida não me parece ser "bicho papão" nem estar distante de nós...Sida parece-me ser ultrapassável, parece-me poder ser evitada, parece-me poder ser partilhada...
Informa-te, porque nunca é demais conhecer as boas ideias transmitidas no blog:
beijo para todos e sem estigmas

12 comentários:

R.Almeida disse...

São
Gostei deste teu texto, e parte dele vai rolar na rubrica "Destaque" do Sidadania para que os nossos leitores o possam vir ler.
Obrigado pelas palavras amáveis que no teu texto nos diriges e obrigado por gostares do nosso blog. Nós também gostamos muito de ti e dos teus blogs. Bjs

. intemporal . disse...

Fantástico o texto aqui publicado. Tudo o que a SIDA lhe parece ser, é de facto o que a SIDA é. Estou muito feliz por me aperceber que a desmistificação chegou aqui... para ficar. É a prova inequívoca, que sempre que queiramos, podemos ver, de alma e coração. Obrigado pelo olhar em frente. Obrigado pela colaboração.

Rui Caetano disse...

É um tema sempre actual e infelizmente ninguém está totalmente livre, nem está distante,no outro lado do mundo.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Silvia
Este texto é excelente. A simplicidade é o caminho mais directo e mais sensível para se chegar ao coração de quem quer que seja. E não é lamechice dizer que se chega ao coração porque, numa sociedade desumanizada pela febre do consumo e por uma competitividade aguerrida, buscam-se sentimentos que tornem as pessoas dignas de si mesmas.
Por tudo isso, Sílvia, o meu muito obrigado em nome do Sidadania blogue em que também participo actualmente.
Abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sílvia
Tenho no Silêncio Culpado um prémio para ti, neste 1º.de Maio em que se comemora a luta dos trabalhadores. Este prémio, o prémio da liberdade florida, decidi reparti-lo com as mulheres que me visitam e que lutam pela justiça, pela dignidade e pelo direito à diferença.
Mulheres que constroem, sofrem e amam mas que são, acima de tudo, mulheres inteiras que "pedalam" a dobrar num mundo competitivo ainda dominado pelos homens.
Abraço

Tony Madureira disse...

Olá,

Visitei o blog e achei interessantíssimo.
Acabei por deixar dois comentários. Um no post “relações serodiscordantes” do Raul, e outro no post “ a quem devo dizer, que sou seropositivo”do Paulo.

Ao visitar este blog acho que as pessoas portadoras do HIV conseguem um novo incentivo para vida.


Como todos sabemos, apesar de não existirem fármacos capazes de eliminar por completo o vírus do organismo, os medicamentos anti-retrovíricos existentes conseguem baixar a quantidade do vírus para valores mínimos e preservar a função imunológica do organismo, retardando a evolução da doença e proporcionando aos seropositivos uma maior esperança e melhor qualidade de vida.
Portugal ainda é um país da ignorância e da discriminação.
Infelizmente todos os dias somo confrontados com situações de discriminação negativa a potenciais portadores do VIH/SIDA.
De uma vez por todas, perceba-se que o VIH só se transmite através de relações sexuais sem uso de preservativo, por via intravenosa e por via materno-fetal, situações que não fazem parte das relações normais/funcionais pelo que é falso e mentiroso que crianças ou adultos que vivam com VIH representem ou constituam qualquer perigo para quem com eles conviva, quer no ambiente familiar, quer escolar, quer laboral.
Uma pessoa que viva com VIH pode fazer uma vida dita “normal”, como qualquer outro cidadão, trabalhar, estudar, participar na vida social. Esta pessoa não constitui qualquer espécie de ameaça para os pretensos saudáveis e o facto de contactarmos com ela, sermos até mordidos, beliscados, tocados, salpicados pelo seu sangue não nos contagia.
O mundo negou a realidade durante demasiado tempo. Mas, nos últimos 10 anos, as atitudes mudaram. O mundo começou a encarar a luta contra a AIDS/SIDA com a seriedade que ela merece.
Segundo um relatório nas nações unidas “São as mulheres que se mostram mais corajosas e creativas na luta contra o HIV/AIDS - VIH/SIDA. Na maior parte dos países e comunidades, são sobretudo as vozes das mulheres que se ouvem. Defensoras da causa e activistas que se sentem chamadas a agir dedicadamente e a falar em público, para melhorar a vida dos outros, expõem-se, com frequência, ao risco de serem vítimas de preconceitos, maus tratos ou violência."
tomemos a decisão de substituir o estigma pelo apoio, o medo pela esperança, o silêncio pela solidariedade. Ajamos conscientes de que esse trabalho começa em cada um de nós.

Beijinhos
Tony Madureira

jotaeme disse...

OLá Sílvia: Sempre generosa a ajudar nas nobres causas!
Sabes eu não descrimino ninguém, mas tenho de reconhecer as possibilidades de algum receio por este tipo de situações...
Vai ser sempre difícil conviver com elas!
Beijinho Amigo!
Jorge madureira

Cöllybry disse...

Olá, como vais?
Sempre pronta na ajuda e a exclarecer...Tema por demais importante nos nossos dias...

Bjca terna

Menina do Rio disse...

O que vcs chamam de SIDA e que aqui chamamos e AIDS é a doença em estagio avançado, pois na verdade nem todo portador do HIV é necessariamente aidético. São milhões de pessoas soropositivas espalhadas pelos mundo e está se buscando a cura, mas há um pré conceito até mesmo por parte desses soropositivos em reconhecer que possuem o vírus HIV, o que faz com que o próprio seja transmitido para mais pessoas

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sílvia
Nós continuamos a nossa luta envoltas numa força que nos diz que um dia encontraremos resposta para todas estas causas.
Uma resposta humana e solidária que está a faltar a nível global.
Abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sílvia
Passo e deixo um abraço.
Espero que a tua semana seja profícua.
Obrigada pela tua companhia.

tulipa disse...

Olá Sílvia
Venho agradecer-lhe a sua visita ao blog da minha sobrinha a «pikena», ela não tem muitas visitas e é sempre bom haver quem se lembre dela.
Eu não tenho estado bem, depressão c/esgotamento, tá complicado...

Parabéns pelo seu texto.
Um beijo.