sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Teoria do Caos

Muitos fenómenos não podiam ser previstos por leis matemáticas. Os fenómenos ditos "caóticos" são aqueles onde não há previsibilidade. Por exemplo: o gotejar de uma torneira; nunca se sabe a frequência com que as gotas de água caem e não podemos determinar uma equação que possa descrevê-la. As variações climáticas e as oscilações da bolsa de valores também são caóticos. Actualmente, com o desenvolvimento da Matemática e das outras ciências, a Teoria do Caos surgiu com o objectivo de compreender e dar resposta às flutuações erráticas e irregulares que se encontram na Natureza.
Nas últimas décadas, depois de um árduo trabalho, matemáticos e físicos elaboraram teorias para explicar o caos. Hoje sabe-se muito a respeito de fenómenos imprevisíveis, e já é possível ver os resultados. Por exemplo, em 1997, dois americanos conseguiram encontrar uma fórmula para prever aplicações financeiras e com isso ganharam o Prémio Nobel da Economia. O caos tem pois aplicações em todas as áreas.
Uma lei básica da Teoria do Caos afirma que a evolução de um sistema dinâmico depende crucialmente das suas condições iniciais. O comportamento do sistema dependerá então da sua situação "de início". Se analisarmos o mesmo sistema, sob outras condições iniciais, logicamente ele assumirá outros caminhos e mostrar-se-á totalmente diferente do anterior.
Exemplos do quotidiano:
Suponha que tem alguns berlindes e resolve atirá-los no chão. Ao fazer isso, observa que depois de um algum tempo os berlindes param nas suas posições. Agora junte os berlindes e repita a experiência. Será que os berlindes se irão posicionar exactamente como na vez anterior? É esperado que não. Mesmo que tente atirá-los da mesma posição não conseguirá ter precisão suficiente para posicioná-los correctamente.
O trânsito é outro exemplo. Já observou que há dias em que o congestionamento é maior. É bem provável que o transtorno tenha sido causado por um carro acindentado, ou uma empresa dispensou os seus funcionários mais cedo e houve um fluxo maior num cruzamento e outros azares semelhantes. Mesmo assim, o número de variáveis é grande e o comportamento do sistema depende muito das condições iniciais. Nunca se sabe quando o trânsito está bom ou mau.
Um exemplo tradicional é o "Efeito Borboleta", que diz essencialmente: "uma borboleta bate asas na China e causa um furacão na América" , por mais absurdo que pareça, é a realidade, os fenómenos climáticos são de comportamento caótico e de difícil previsibilidade.
Já reparou nas formas do litoral e nas ilhas? Umas são alongadas, outras circulares, diferem de tamanho, mas podem ser de formas análogas. São como Fractais, a sua formação deve-se a um conjunto de forças complexas e resultaram num formato padrão. Será que existem ilhas quadradas?
Fonte:
Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (http://www.educ.fc.ul.pt/)
P.S. Vou voltar a fazer o convite de visitarem o blog http://valoresportugueses.blogspot.com/. Porquê? Não porque eu tenha agora integrado a equipa...mas é um blog de extrema relevência não só para sabermos o que se anda a fazer pelo nosso País como também para demonstrar que Portugal não é um cantinho à beira de tristezas. Obrigada.

22 comentários:

Mónica disse...

Olá Sílvia,

desculpa lá nunca mais ter vindo ao seu blog mas é que tenho estado um pouco ocupada. Praticamente não tenho tempo para actualizar o meu.

Essa Teoria do Caos realmente tem muito que se lhe diga. Há coisas impressionantes e que não nos passam pela cabeça!

Desejo-lhe um fantástico fim-de-semana! :)

SILÊNCIO CULPADO disse...

Silvia
É um excelente texto, muito didáctico e que dá para pensar.
Da teoria do caos ao efeito borboleta e à associação às questões climáticas, devemos ponderar seriamente nas repercussões que determinados actos vão ter e que estão para além do previsível e do nosso dominio depois de desencadeados.
bjs

darkman disse...

hum... tu lá sabes:p

Anônimo disse...

A matemática não explica tudo, não é? Um beijo.

Silvia Madureira disse...

É verdade Gui...

eu tento aplicá-la em tudo e...ops...nem sempre corre bem.

beijo

São disse...

Oh, Sílvia, se as nossas idades estivessem trocadas e tu tivesses sido minha professora de Matemática, talvez eu hoje gostasse da Disciplina.
Bom fim de semana.

Raiz de Carla disse...

Olá!
Muito interessante a teoria do caos =D
às vezes era bom que a matemática explicasse certas coisas... poupava tanto trabalho! =P

Silvia, encerrei o Conjunto C, durante uns tempos vou me dedicar apenas a comentar =)

Silvia Madureira disse...

São:

Muito simpático da tua parte.

Beijoca

Rui Caetano disse...

A teoria do caos tamém é utilizada na área da política. Um bom fim de semana.

Silvia Madureira disse...

Rui Caetano:

Sim...sem dúvida...até porque a política é um autêntico caos.

beijo

Hélder disse...

Da teoria do caos sabemos também que a mínima alteração pode trazer consequências enormes... ou o mínimo erro de medição. Dado que é impossível efectuar medições com rigor absoluto, havendo sempre erros e lacunas nas casas decimais, a Teoria do Caos dá uma explicação para a Imprevisibilidade mesmo dentro de um sistema determinístico.

Silvia Madureira disse...

Htsousa

Obrigada pela informação. Nunca é demais...

Um abraço

José Faria disse...

Obigado amiga Silvia por esta informação e divulgação.
Quanto a Caus, por vezes parece-me que à todo o interesse que ele exista e se manifeste. Esses momentos ou períodos de tempo em que o Caus anda de cabeça baixa, é a melhor altura para muitos empregados da politica esticar o pescoço e aconchegar os bolsos.

Laurentina disse...

Pois é Sílvia, mas a matemática está em "todas"...
Está mesmo.

Beijão grande e muito obrigada pelo cuidado...

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sílvia
É um excelente post este da teoria do caos. Obrigada por divulgares Valores Portugueses.
Beijinhos

Luiz Santilli Jr disse...

Silvia

Interessante a Teoria do Caos.
Se juntarmos a Teoria do Caos, com a Teoria da Incerteza de Heisemberg e a Física Quântica de Max Planck, ficamos num tunel sem saidas!
Então teremos não apenas a teoria do caos, porém o próprio caos!
Sou fã ardoroso de Heisemberg e Planck, já rodei pela internet o paradoxo do GATO DE SCHRÖEDINGER.
É digno de ser lido por pessoa tão inteligente como você, depois comente comigo!
Agradeço sua visita ao BOA LEITURA.
Em meu perfil você encontra meu e-mail, pode comentar pelo e-mail.

Luiz

Ignacio Bermejo disse...

Ya quisiera poder leer mejor portugués para entenderos mejor. No obstante, a pesar de ello, felicidades por tu blog.
Te invito al mio. Ven si te gusta la poesía y los artículos periodisticos. Será un placer tenerte por alli.

São disse...

Vim ver como estavas...
Abraço.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Vim deixar-te um beijinho.

Luiz Santilli Jr disse...

Silvia
Ria comigo: OS GORDOS TAMBÉM MENTEM.
E um desafio
0 0 0 = 6
1 1 1 = 6
2 + 2 + 2 = 6 um exemplo
3 3 3 = 6
4 4 4 = 6
5 5 5 = 6
7 7 7 = 6
8 8 8 = 6
9 9 9 = 6
Use as operações matemáticas que quizer para tornar verdadeiras as igualdades acima

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sílvia
Vim deixar-te um beijinho

Sónia disse...

Olá Silvia, são interessantimos os teus posts pois abordam temas que geralmente passam ao lado da grande maioria(eu inclusivé) Gostei de ver as coisas desta forma e achei curioso ler sobre os fractais, precisamente um post que coloquei ontem no meu blog.Envergonho-me até de te dizer que fractais é uma palavra nova no meu vocabulário...Fazer o quê? Ler-te mais vezes, claro.

Beijinho para ti