sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Pedro Nunes

Ao contrário do que muitos possam pensar, também Portugal deu à luz grandes matemáticos, entre muitos destacamos: Pedro Nunes, Bento Jesus Caraça, Padre Manuel Monteiro, Sebastião e Silva.
Hoje propomo-nos sobre Pedro Nunes. Nascido em 1502, viveu a sua juventude no pleno apogeu das descobertas e navegações portuguesas. Publicou a partir de 1537, muitas obras originais e traduziu para português trabalhos importantes como o tratado “De Shera”, que valorizou com notas da sua autoria.A história da matemática em Portugal está inteiramente ligada à história da navegação, também com Pedro Nunes estas duas ciências são misturadas. Pedro Nunes exerceu desde 1527 as funções de cosmógrafo do Reino. Os seus métodos para estudar latitudes e desvios de agulha magnética foram usados com êxito por D. João de Castro nas suas viagens a Goa e ao Mar Vermelho.
Como a orientação pela estrela Polar não era aplicável a Sul do Equador recorria-se à observação da altura do Sol na sua passagem pelo meridiano do lugar para que se usava em geral um astrolábio.

8 comentários:

Rui Caetano disse...

Pois deu e mais gente ilustre se fez, neste nosso Portugal.

Kalinka disse...

Sílvia
demorei, mas hoje cá estou, vim agradecer suas mágicas e simpáticas palavras, quando pedi uma opinião.
Foi bom ter seu feedback.

Há gente muito inteligente, que até vive no anonimato...

Mar – sempre presente na minha Vida;
Não consigo estar junto dele, sem fotografar,
Captar imagens fabulosas
Céu, horizonte, vento, ar
Elementos indispensáveis para me sentir bem
Mais 2 imagens de minha autoria
Para juntar às lindas palavras de Paulo Leminsky

Bom fim de semana.

Gostei das palavras doces que deixou na «pikena».

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sílvia
Parabéns pela escolha de Pedro Nunes, para este excelente cantinho, em que a tua presença é um incentivo e uma mais valia.

Pedro Nunes é uma figura que me apaixona pelo percurso multifacetado que marcou toda uma época.
Nascido em Alcácer do Sal ele estuda na Universidade de Salamanca, por volta de 1521 e na Universidade de Lisboa e depois Coimbra onde fez a sua graduação em medicina. No séc. XVI, a medicina usava a astrologia e, deste modo, ele também aprendeu astronomia e matemática.

Embora proseguisse os estudos em medicina Pedro Nunes leccionou, na Universidade de Lisboa, as disciplinas de moral, filosofia, lógica e metafísica, entre outras. Era pois um homem multifacetado na áea do saber. Quando, em 1537 a universidade voltou para Coimbra, ele foi para lá ensinar matemática.

Esta era uma nova disciplina na Universidade de Coimbra e foi criada com o intuito de fornecer as instruções técnicas necessárias para a navegação, que se tornara um tópico bastante importante em Portugal neste período, onde o domínio do comércio marítimo era essencial para o país.

A matemática tornou-se uma disciplina independente em 1544.


Subsistem ainda hoje dúvidas sobre a origem familiar de Pedro Nunes. Judeu ou não, certo é que os seus netos Matias Pereira e Pedro Nunes Pereira foram presos e condenados pela Inquisição acusados de serem judeus tendo cumprido vários anos de pena.

Pedro Nunes é pois uma figura muito rica, entre os sábios portugueses, e todas as homenagens que visem divulgar a sua obra e o seu percurso são de louvar.

É bom, Sílvia, recordarmos estes exemplos especialmente quando, em períodos de crise e perda de valores, precisamos ter fé e acreditar.
Um beijinho

Serenidade disse...

Obrigada pela partilha. Melhor do que ter muitos conhecimentos é partilhá-los.Até porque, por ex. eu, não tinha conhecimento...

Serenos sorrisos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Silvia
Vim ver-te.
Beijinhos

Kalinka disse...

Querida Sílvia
Tenho uma notícia para te dar:
a minha sobrinha veio hoje, dia 5 para casa...estava tão feliz, coitadinha, foram 2 meses e 3 dias ali fechada, encarcerada...foi muito tempo.
Ninguém aguenta, começa a deprimir...
Estou feliz por ela.
Tomara Deus a acompanhe e tudo corra bem com ela.
Beijinhos muitos.

Fragmentos Betty Martins disse...

querida__________Sílvia



temos uma história
___linda

que todos os portugueses se podem e devem

HONRAR____ORGULHAR!!!





excelente post









beijO c/ carinhO
bFsemana

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sílvia

Entre o luar e a folhagem, Entre o sossego e o arvoredo,
Entre o ser noite e haver aragem
Passa um segredo
Segue-o minha alma na passagem".

Fernando Pessoa


Beijinhos