quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Sidadania

Olá a todos!

Venho dar-vos o conhecimento de um blog fantástico que não poderia deixar de partilhar convosco. Um blog que aborda temas relacionados com sida, que pode ajudar muita gente não só a viver com a doença como a preveni-la.

O proprietário do blog tem uma força extraordinária e quer partilhar connosco conhecimentos na área desta doença da qual a maioria de todos nós quase ou nada conhece...daí surgir o factor discriminação.

Em que século vivemos? Não acham que devemos apagar os preconceitos infundados?

Deixo aqui o endereço:



http://sidadania.blogspot.com/


Deixo aqui o excerto de uma entrevista realizada ao proprietário do blog que reflecte o quanto somos ignorantes ao discriminar quem nos quer ajudar...não existem "bichos papões" e isso reflecte- se nesta entrevista da autoria do proprietária do blog Silêncio Culpado (Lídia).

"Após 11 anos de infecção, não sei quantos anos irei viver mais, mas não estou preocupado com isso. Um dia hei-de morrer mas não tenho pressa. Se analisar a SIDA na minha vida até que nem foi tão má assim. Tive tempo para parar, pensar e saber o quanto gosto de viver. Passei a ter mais amor pelo meu próximo e a gostar mais de mim mesmo. Dediquei a minha vida à causa da SIDA e não quero parar de lutar. Sei o que sofri e sei o que cada um sofre quando sabe o resultado do teste. Não há necessidade para esse sofrimento e é por isso que estou aqui tentando dar uma ajuda a quem precisa dela. A minha vida só tem sentido enquanto houver pessoas que precisam de mim.
Não tenho raiva da SIDA, ela ajudou-me a crescer como ser humano. Embora pareça um absurdo, acho que lhe estou agradecido por me ter feito acordar para a realidade da vida."

Sejam humanos! Eu estou a tentar ser!

Um abraço







24 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Silvia
Excelente. É assim que se constrói a nossa identidade. Há tanto que fazer, amiga, e este teu espaço pode significar vida para muita gente.
Beijinhos

Anônimo disse...

Vi a sua mensagem e vim ver o seu post =)
Tb não precebo o porquê da discriminaçao!
As pessoas deviam ser mais informadas ou procurar informar-se mais em relaçao à doença para não terem comportamentos tristes em reaçao a pessoas infectadas...

samuel disse...

Sílvia
Foi boa a chamada de atenção.
Primeiro para conhecer o blog. Segundo, porque acabei por reparar que ainda não pendurei o "Jogos com matamética" na lapela do meu Cantigueiro. Vai ser feito, já.

Abraço.

Julieta disse...

Mais do que tudo, há que informar cada vez mais, porque muitos mitos são construidos em redor dela.

Beijinhos com carinho

Eternamente disse...

Sílvia
Todas estas situações relacionadas com os portadores de HIV deviam ter outro enquadramento nas preocupações dum estado social mas que não têm.
Fiquei com um nó na garganta ao ler a entrevista publicada no Silêncio, prova de coragem e de um espírito superior que o Raúl demonstra ter.
Que esta onda de solidariedade signifique um combate cerrado aos preconceitos fruto do obscurantismo que a nossa educação ainda não se mostrou à altura de resolver.
Abraço

Teu mais que tudo disse...

Sílvia
Os preconceitos e as faltas de apoio revelam quanto estamos atrasados e mal informados e como as pessoas lidam mal com o HIV por causa da sua ignorância.
Gastam-se verbas astronómicas a promover o governo e os partidos políticos e para informar sobre a saúde não há dinheiro.
Este tema também deveria ser abordado nas escolas em aulas de educação sexual.

vieira calado disse...

Obrigado, amiga.
Já lá tinha chegado, por outros caminhos.

Bom resto de semana.

M.MENDES disse...

Onze anos de percurso com HIV é obra.
A forma como o amigo Raul amadureceu, moldou e tornou o seu carácter um exemplo de vida é algo de muito precioso e quase transcendental.
Apreciei a sua postura digna e senti-me revoltado com um país que não investe nos apoios fundamentais à vida e à educação dum povo.

Miguel Ângelo disse...

Silvia
Não conhecia esse blogue. A blogosfera é um mundo por desbravar...é uma floresta. De qualquer modo, agradeço a tua sugestão. Registei-a e prometo visitá-lo assim que tiver mais liberto da azáfama escolar.
Por outro lado, queria deixar, aqui, como sugestão literária para os mais incautos - e não só - o livro do Profº Machado Caetano, "Lições de vida, lições de sida". É um romance fabuloso, que aborda todos os aspectos sobre esta síndrome, bem como responde a algumas das nossas dúvidas e inquietações sobre esta epidemia mundial.
Beijos
Miguel Ângelo
See you next time, I miss you...

Zé Miguel Gomes disse...

Olá Sílvia,

Obrigado por partilhares... Vou ver... Ninguém pode ou consegue ficar indiferente a esta temática, pois não?

Fica bem,
Miguel

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Sílvia, minha amiga, desejo-te um bom fim de semana.
Beijinhos de carinho.
Fernandinha

Diego. disse...

maravilhoso seu post, preconceito é fruto da ignorância... cabe a todos um minuto de reflexão

Diego. disse...

bjs

O Puma disse...

Quando as árvores se inspiram

na vida

soltam pássaros

que riscam o ar

e depois

poisam no nosso olhar

bjs

Mar Arável disse...

RESPIRAR

O SILÊNCIO

NOS TEUS LÁBIOS

E SÓ DEPOIS

DESAGUAR

COMO UM RIO LENTO

BJS

Cadinho RoCo disse...

Informação nunca é demais. Educação também nunca é demais. Agora, preconceito; aí é demais.
Cadinho RoCo

efvilha disse...

Olá, Silvia.

Obrigado pela visita, e pelo lembrete.

Beijo de Paz, em ti.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sílvia
Dentro do espírito de solidariedade e de combate ao preconceito e ao estigma,peço-te que copies (pode ser do Silêncio) o selo do SIDADANIA e o coloques no teu blogue.
Beijinhos

R.Almeida disse...

Silvia
Obrigado pela sua visita ao sidadania, e pelo post que colocou no seu blog.
Todos não somos demais, para ajudar na informação e desmistificação da SIDA.Se com o nosso contributo pudermos evitar, nem que seja só uma nova infecção,poderemos sorrir, pois o nosso esforço não foi em vão. Beijos

milhafre disse...

tardei em vir cá mas cheguei...
estou a par do tema retradado neste post, quer enquanto pessoa, quer social e profissionalmente reconheço as limitações desta sociedade em lidar com os seus fantasmas e as complicações que os receios e as crenças infundadas provocados pela falta de informação, ou talvez a falta de vontade de aceder a ela trazem aos nossos dias.
Na sida, na orientação sexual, na religião, na orientação politica e em muitas outras áreas continuamos a previligiar as informações do senso comum a informações esclarecidas e coerentes sobre os assuntos em causa e com isso continuamos a deturpar aquilo que são os direitos e liberdades de cidadãos como nós.
Por isso o blog do raul é tão importante pela ousadia que teve em quebrar o anonimato e em expor a sua visão das coisas,e sobretudo ao mostrar que a sida pode não ser bum fim em si mesmo mas uma prov que pode ser superada na batalha de realização dos sonhos..
por isso o teu blog é importante: por manter acesa a posibilidade de lidarmos com causas e pessoas importantes, especiais e únicas...
por insistir em manter-nod dispertos e acordados .

beijo para ti

abraço ao raul

Menina do Rio disse...

Olá Silvia,
Eu já tinha visto o link do SIDADANIA . E são tantos casos iguais!
A vida anda sempre por um fio. Os casos de AIDS (SIDA) aumentam a cada dia e se não nos alertarmos corremos o risco de ver uma população inteira contaminada.

Um beijo

errando por aí disse...

Pela vida e pela coragem e por todos aqueles que são capazes de ser solidários.
Abraço

Laurentina disse...

Obrigadão Silvia, por tudo.
São os jovens como tu que nos fazem acreditar ainda...
Nunca te resignes nem te acomodes.
A falta de humildade na humanidade é que origina todo o tipo de injustiças e arbritariedades cometidas.

Bom carnaval

Beijão muito grande para ti
*obrigadão pela visita

Serenidade disse...

Sílvia,

em primeiro lugar desculpa não te visitar com tanta frequência quanta merece este espaço, mas factores mais fortes que minha própria vontade me têm impedido.

Como sempre, este teu espaço surpreende-me, sempre com novas ideias e motivos sublimes para te visitarmos. Continua assim. A SIDA existe, a SIDA é uma doença tal como todas as outras apenas com a agravante de não existir cura.
Um abraço, um beijo, partilhar roupa, os talheres, o prato, ... NÃO são veículos de transmissão da SIDA. Há que deixar estes preconceitos de lado de uma vez por todas...

Irei visitar o blog, com toda a certeza.
É sempre muito agradável a tua visita por lá---> Obrigada.

Serenos sorrisos