sexta-feira, 24 de junho de 2011

domingo, 24 de abril de 2011

Lindo

Se os animais conseguem fomentar a amizade de uma forma tão salutar...porque é que nós humanos cada vez temos mais dificuldades em a fomentar? Será assim tão complexo fazer alguém sorrir? A amizade é a base de qualquer relação. Sem amizade nunca existirá amor...


Apresentação de ppt.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Uma abordagem Matemática

" A importância prática de estudar Matemática é extensamente reconhecida, mas relativamente poucos irão admitir que a matemática da vida quotidiana pode ser um tópico atraente para o pensamento desocupado. A matemática, no entanto, fornece uma maneira de ver o mundo e desenvolver uma consciência ou atitude matemática pode melhorar as nossas rotinas diárias".

Excerto retirado do livro "O circo da Matemática de John Allen Paulos"

John Allen Paulos é professor de Matemática e reitor da Universidade Temple em Filadélfia

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Matemática

"Os estudantes habituaram-se a que seja socialmente aceitável não gostar e ser mau a Matemática"

Nuno Crato
Público 08/02/2004

domingo, 17 de agosto de 2008

Afinal, o que é a Estatística?

A Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informação, seu tratamento inicial, com a finalidade de, através de resultados probabilísticos adequados inferir de uma amostra para a população, e eventualmente prever a evolução futura de um fenómeno.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

João Cosme dos Santos Guerreiro (1923-1987)

"O Prof. Doutor João Cosme dos Santos Guerreiro nasceu na ilha da Madeira em 1923 e faleceu em Lisboa em 1987. Ingressou na Faculdade de Ciências de Lisboa (FCL) em 1959, como 2º assistente depois de uma breve passagem pelo Instituto Superior de Agronomia onde desempenhou igual cargo. Obteve o grau de Doutor em 1962, com a classificação de 18 valores, tendo apresentado uma dissertação subordinada ao tema Teoria directa das distribuições sobre uma variedade. Em 1968, submeteu-se a concurso para professor extraordinário, sendo aprovado por unanimidade.(...)"

"O Prof. Guerreiro espalhava em seu redor um ambiente de estabilidade, e também um peculiar clima de bom humor; as suas opiniões eram simples e coerentes, nunca suscitando a expectativa e a surpresa gratuitas que certas pessoas geram por natureza funesta e outras cultivam por preverso prazer. Um rumo certo norteava o seu pensamento e a sua acção, sem sinuosidades nem malabarismos.(...)"

Excertos retirados do livro de J. Santos Guerreiro do livro "Curso de Análise Matemática" da Escolar Editora